Evento promove troca de experiências entre 149 ouvidorias da América Latina
Institucional
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) participa, nesta semana, da 15ª assembleia anual do Instituto Latino-Americano de Ombudsman - Defensorias do Povo (ILO, na sigla em espanhol), realizada em Foz do Iguaçu. A convite da instituição, que tem sede em Buenos Aires, a corte de contas paranaense é representada pelo ouvidor, Patrick Machado. O evento se encerra nesta sexta-feira (6 de dezembro), reunindo 149 ouvidorias públicas, de diversos países, incluindo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, México e Curaçao.
Com o tema central Ouvidorias Públicas - Defensorías Del Pueblo: Conflitos, Desafios e Contribuições na Democracia, o evento do ILO é um espaço de fortalecimento da democracia. Durante o evento se discute o fato de a América Latina e o Caribe constituírem a região mais desigual do planeta. Desta forma, as ouvidorias devem ser vistas como instituições capazes de antecipar novos conflitos, como unidades de gestão institucional.
As defensorías del pueblo e as ouvidorias públicas provêm de modelos institucionais diferentes, mas estão ligadas por horizontes semelhantes. Nesse sentido, têm demonstrado uma notável capacidade para desenvolver instrumentos criativos, inovadores e valiosos ao oferecer respostas às mais variadas demandas da sociedade.
Patrick Machado destaca que, com a troca de experiências entre os países, se busca difundir projetos que apresentam bons resultados, a fim de garantir o direito dos usuários de se manifestar e participar da gestão pública.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR